Ok… Eu me rendo!

Durante todo esse tempo, todos são testemunhas da minha constante inflexibilidade para blogs generalistas, e do meu pavor a blogs à espreita do próximo hype para lucrar alguns trocados em cima do paraquedista.

Acontece que, nem sempre, as coisas na nossa vida saem como o esperado. Às vezes, o resultado dos me rendonossos projetos tendem a demorar bastante, e começamos a observar as coisas sob um outro aspecto. O que era ruim, mostra-se bom; o que era lamentável, mostra-se sensato.

Ser problogger é também ser empreendedor, é ser flexível, e principalmente, é ficar atento a qualquer tipo de informação ou oportunidade que possa somar algo para você e para os outros.

Há muito tempo atrás, quando lancei o Pimenta com Dendê, comecei o blog por começar, sem um projeto em mente. Simplesmente, registrei o domínio para fazer um blog onde falaria sobre assuntos do dia-a-dia, o que me viesse à cabeça, mas essa atitude negligente mostrou-se totalmente equivocada.

O meu orgulho e a minha relutância em falar sobre assuntos que pudessem atrair uma massa muito grande de paraquedistas – e, conseqüentemente, ser visto como um talibã pelos leitores daqui, e colocar minha reputação água abaixo – deixaram o HS Weblog MESES sem ter sequer um novo texto. Com o tempo, pela falta de conteúdo, isso veio acontecer com Pimenta… justo com o Pimenta!

Eu, que mantinha uma média de 1 post por dia aqui, estava invertendo tudo, e postando a cada 4 ou 5 dias. Os leitores e os comentários caíram, ou melhor, despencaram morro abaixo – proporcionalmente ao conteúdo. Logo agora, que eu estou no meu melhor momento, com tempo de sobra, com meu computador… mas sem motivação nenhuma para atualizar isso aqui, pra ser sincero. Resumindo: um blog, ou melhor, nada na vida vai pra frente se faltar motivação.

Portanto, senhoras e senhores, tenho uma notícia para dar para vocês. Mas, calma! Não vou fechar este blog, nem trocar de conteúdo, nem abrir um site de porcaria (hmmm… pelo menos por enquanto… muwahahaha!).

Convenhamos: um blog que fala sobre blogosfera não dá dinheiro. Bem, pelo menos não dá dinheiro suficiente, sozinho. Para se ganhar algum dinheiro com isso, você deve buscar outros nichos, outras vertentes, e ter jogo de cintura e humildade para aprender com os seus erros. Sendo assim, o HS Weblog é feito para um público mais abrangente, com tudo que o povo gosta, mas sem as dissertações acéfalas da maioria dos blogs deste tipo, porque aí já é apelar demais.

Percebi que esse lance de criar “uma imagem” por aqui é pura demagogia, e que ter mais de um blog na ativa é um ótimo exercício para melhorar os seus textos, pois você separa o joio do trigo, tornando-se cada vez mais versátil, além de conhecer um número maior de pessoas que podem te somar algo – ou não. Blogs generalistas podem ser bons sim, se o autor for capaz de dar vida ao assunto em pauta, e não escrever duas ou três palavras sobre o mesmo.

Portanto, acabou-se o meu preconceito com relação a blogs generalistas, e eu estarei fazendo parte, daqui pra frente, deste grupo, e postarei futuramente aqui se a experiência está sendo válida ou não. Quer queira quer não, eu mantenho meus blogs principalmente para ganhar dinheiro, e um blog “antenado” nos assuntos para este tipo de público é imbatível neste quesito.

Falarei sobre o próximo hype somente se achá-lo válido. Sigam-me os bons!